Logo-Manaca-Filmes-Topo

WTF is Manacá? Duvido que você já sabia…
.
O nome da produtora é algo que sempre rende um bom quebra gelo no início das reuniões e rodas de networking. É um misto de dúvida absoluta, com um ar de familiaridade com o nome, como sendo uma das top 5 produtoras de São Paulo – “Nossa, você é da Manacá? Que legal! Já ouvi falar, vocês são grandes!”.

A verdade é que sim, a Manacá Filmes é uma produtora de vídeos bem-conceituada no universo corporativo, mas não somos top 5, ainda! Se somos, ninguém nos contou (rsrs)

Quando estávamos no processo de criação da produtora há +/- 10 anos, Fer Cristina e eu (Felipe Toledo), apareceu nosso primeiro desafio: Que nome vamos colocar? Isso não é uma tarefa fácil, afinal isso irá impactar em como a empresa será percebida e lembrada pelo mercado. E se confundirem com outra coisa, e se essa coisa for ruim? Nessa tarefa, você pode seguir duas linhas de raciocínio:
1: Escolha estratégica – repercussão, similaridade, sonoridade, associação com mercado, possibilidade de globalização…
2: porque eu gosto desse nome! (simples assim).

Chamamos a Sbrand para fazer todo o processo de branding e o nome seria o ponta pé inicial.

Na época era comum produtoras adotarem nomes ligados à natureza, termos relacionados à linguagem audiovisual ou o nome do dono. Eu achava que a empresa tinha que ser “maior” do que uma pessoa. E me agradava um nome que tivesse relação com a natureza, que fosse genuinamente brasileiro, curto. A partir dessas premissas começamos o “toró de ideias”.

Recebemos umas 3 levas com 20 nomes em cada lista, juro! Haja criatividade! E o mais curioso é que tinham muitos nomes excelentes, mas sabe aquela coisa de que não tinha dado o “CLICK” ainda?… (obrigado pela paciência Sidney!) tem coisa que não conseguimos explicar, apenas sentimos.

Resolvi me afastar do “problema”. Fui para a casa dos meus pais em São Luiz do Paraitinga (se não conhece, fica a dica, dá um google!). Saí de bike e me joguei nas trilhas da serra do mar. Após pedalar uns 15km, parei num ponto onde eu conseguia ter uma visão ampla da mata atlântica, densa, exuberante. Eu ali ofegante, poros abertos, pupila dilatada, sentidos aguçados, e toda aquela natureza ao meu redor, quando olho uma floração rosa/branca/lilás se destacando em meio aquele mar de tons esverdeados. Era um grande e frondoso manacá-da-serra, uma árvore tipicamente brasileira, da mata atlântica, com um nome… “CLICK”

Nascia então a Manacá Filmes, uma produtora de vídeos que ajuda empresas a se destacarem por meio de uma comunicação cuidadosa, ao mesmo tempo estratégica, atenta aos detalhes, onde percebemos as nuances do ambiente, escutamos o que não é dito, e propomos soluções eficazes e criativas que resolvem problemas e provocam os sentidos dos clientes.

Venha sentir a diferença! 😉

Este site usa somente os cookies essenciais para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.